domingo, 25 de janeiro de 2009

Como um dia de domingo. (e eu comeria mesmo)

andando domingo no centro a missa termina

domingo tédio

eu queria ser carola

mas com esse rio

eu só quero cá, rôla!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Adélia Prado




Com licença poética


Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

tesão enrustido

hoje eu acordei no cio, o cheiro da tua roupa ainda vai me levar a loucura, na beira da tábua eu já tô... se não fossem outras passistas eu já te teria devorado (novamente e por completo agora). eu acordei com a sensação das musas do leminski, das carnes onde se projetam poemas sujos e deliciosos, o filme pornô vendido a partir das dezenove horas nas grades fedidas do campo de santana, a mulherzinha que dança pra tirar um troco ali na praça tiradentes, o pensamento que faz morder a boca do adolescente que senta ferozmente a mão no membro recém descoberto... levantei me sentindo a musa cálida das grandes pinturas, uma venus, com gavetas ou não, com cabelos vermelhos ou não ( logo eu que sempre tive o rojo, el fuego na cabeça), as mulheres cheias de dobras nas imagens de saudek, a virgem prestes a derramar sangue numa viela úmida com seu garanhão negro... (só dou o cu, papai tem que acreditar na minha pureza). abri os olhos com a visão de pernas abertas convidando voce a tomar um chá... hahahahha...um chá das cinco, me comendo pontualmente ao estilo da realeza, me sentei na cama com o gosto bitter sweet do recém cuspe voluntário, pedido, suplicado, nunca experimentado mas sempre desejado. tomei banho aos escorregões duma boca de lava jato, nervosa e delirante ao som da água que tira todo o gemido pra arquear as costas num gozo, de pé. deitei quente.

volto a dormir com as mãos cheirando a mim mesma...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

sabe, um cara me chamou de gorda numa fotografia, daí eu fico pensando o que deve ser uma bela fotografia, um bom fotógrafo, um bom "objeto a ser fotografado" e uma boa cena captada... será que voce tem que ficar volumoso entre as calças (visto que isso serve somente aos que realmente o tem),seus amigos exercitarem o trabalho manual também ou ser uma "foto do dia" para ter um trabalho clas-si-fi-ca-do como imagem? eu acho que eu sou foda no que me proponho: a proposta da comunicação com o mundo da maneira que eu quero/sei me comunicar com ele. gordos não são objetos de arte ou de prazer? muita carne não mata a fome do mundo? dê a eles uma costela para que sobrevivam uma estação do ano inteira, um inverno, por exemplo. devo continuar mostrando bundas e peitos e costas e excessos de corpo e peso e que se foda...

domingo, 18 de janeiro de 2009

Lavagem intenstinal


1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

13 Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

16 E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.

18 E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

19 E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;

20 O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.

21 E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.

22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

23 E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.

25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

26 E a ela trarão a glória e honra das nações.

27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 21

sábado, 17 de janeiro de 2009

Eu quero que todo mundo vá tomar no cu!

meu antigo corpo está pedindo separação total de bens desse corpo novo que vem tomando conta de mim. ele só quer se desvencilhar desse novo hospedeiro cheio de frescor e petulancia que se apoderou dos domínios da incerteza margeados por esse limbo de insegurança. o velho até que tentou comungar com o novo, tentou enxergar as novas aprendizagens, os novos prazeres, os novos medos também, mas fraquejou e começou a se arrebentar. essas estrias que delimitam meu corpo, em ombros, barriga, glúteos e seios parecem ser o reflexo do velho no novo, o já gasto, o já escrito, o já acostumado a chinelos de pano e manhãs fúnebres de domingo. meu antigo corpo quer se matar, ele já não aguenta mais a vontade de ser livre desse novo corpo, esse delírio adolescente de não ter pudores e se mostrar sim, afinal é apenas mais um corpo... e inteiro, por centelha divina ou asiática.

meu novo corpo é uma amante traída, uma viúva vingativa, uma garotinha egoísta e quer inteiramente se apossar do velho corpo. ele vai matá-lo de tanto tesão, cavalgar com ancas largas e sorrisos libidinosos até que o corpo velho sorria para a morte que ele tanto deseja E PRECISA. ele não concebe mais o fato da tristeza, da não crença, da vergonha, das projeções infelizes dos projetos vividos e não paridos, estarem nesse mesmo vôo de balão. ELE NÃO VAI DEIXAR.

ele vai matá-lo em dedos novos nos terminais antigos de prazer só pra deixar o corpo velho ao som da pequena morte. do gozo.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Saville e Freud

Jenny Saville:

Nascida em Cambridge em 1970, a pintora inglesa, que faz parte do grupo Young British Artists, é mais conhecida pelos seus retratos de mulheres em grande escala.

Sua pintura já foi comparada a de Lucian Freud e de Rubens. Espatuladas ao invés de pinceladas, a tinta, de forte pigmentação, dá uma impressão muito mais viva da corporalidade das formas humanas.

Desde o seu debut, em 1992, o foco de Jenny é no corpo feminino. Seus esboços publicados e materiais de pesquisa incluem fotografias de lipoaspirações, lesões corporais, deformidades, doenças variadas e pacientes transexuais.



Imagem: Matrix 1999

A artista cursou a Glasgow School of Art entre 1988 e 1992, e recebeu uma bolsa de seis meses da University of Cincinnati, onde ela afirma ter visto:
“…diversas mulheres acima do peso. Grandes pedaços de carne branca dentro de shorts e camiseta. Era bom ver este tipo de coisa pois elas tinham justamente a fisicalidade que eu procurava.”

Entre 1992 e 1993 ela estudou na Slade School Of Art. No ano de finalização de sua pós-graduação, o famoso colecionador britânico de arte Charles Saatchi comprou todo a sua exposição e ainda patrocinou a produção de dois anos de pintura. Em 1994 a artista passou algumas horas observando cirurgias plásticas em Nova York. Hoje ela vive e trabalha em Londres e é tutora de pintura figurativa na Slade School of Art.


Imagem: Passage


Lucian Freud:

Lucian Michael Freud (Berlim, 8 de dezembro de 1922) é um pintor alemão, filho de pais judeus, Ernst Ludwig Freud, arquiteto, e de Lucie Brasch. Ele é neto de Sigmund Freud e irmão do escritor e político Clement Raphael Freud e de Stephan Gabriel Freud.

Freud estudou brevemente na Central School of Art em Londres, depois, com grande sucesso, na Cedric Morri's East Anglian School of Painting and Drawing em Dedham, e também na Universidade londrina de Goldsmiths de 1942 a 1943. Desde então, ele serviu como marinheiro mercante no comboio atlântico em 1941 antes de ser invalidado do serviço em 1942.

Sua primeira exibição solo, na Lefevre Gallery em 1944, apresentou o agora celebrado The Painter's Room. No verrão de 1946, ele viajou a Paris antes de ir à Itália e lá ficar por vários meses. Desde então ele mora e trabalho em Londres.

As primeiras pinturas de Freud são freqüentemente associadas com o surrealismo e por apresentar pessoas e plantas em justaposições incomuns. Esses trabalhos são normalmente pintados com com pintura bastante magra, mas a partir da década de 1950 ele começou a pintar retratos, geralmente nús, para a quase completa exclusão de tudo o mais, e começou a usar um impasto mais espasso. Com o uso dessa técnica, ele limpava seu pincel a cada pincelada. As cores nessas pinturas são tipicamente emudecidas. Os retratos de Freud geralmente apenas representavam os modelos, as vezes nús no chão ou na cama, mas as vezes o modelo é justaposto com algo mais, como em Menina com um cão branco e Homem nú com chapéu. Os temas de Freud são geralmente de pessoas nas suas vidas; amigos, família, amores, crianças. Nas palavas do artista "o assunto do tema é autobiográfico, tudo sempre tem a ver com esperança e memória e sensualidade e envolvimente, mesmo."

"Eu pinto pessoa - diz Freud - não precisamente pelo que elas parecem, não exatamente pelo que elas são, mas como eles deveriam ser." Freud pintou um bom número de amigos artistas, incluindo Frank Auerbach, e também Henrietta Moraes, uma musa para muitos artistas do bairro londirno de Soho.


Imagem: Benefits Supervisor Sleeping (at right)

Freud é um dos mais conhecidos artistas britânicos que trabalha com um estilo tradicional representacional, e recebeu o Prêmio Turner no ano de 1989. De acordo com o jornal Sunday Telegraph de 1 de setembro de 2002, Freud tem cerca de 40 filhos, reconhecendo todas quando se tornam adultos. Depois de seu romance com Lorna Garman, ele casou com sua sobrina Kitty (filha do escultor [[Jacob Epstein e da socialite Kathleen Garman) em 1948, mas seu casamento acabou depois de quatro ano que ele iniciou um romance com Lady Caroline Blackwood, escritora. Eles casaram em 1957.

Suas pinturas After Cezanne, que é notável pelas suas formas incomuns, foi comprado pela Galeria Nacional da Austrália por 7.4 milhões de dólares. Nessa pintura, na sua parte superior esquerda, foi 'grafitado'

Lucian Freud foi professor visitatnte na Slade School of Fine Art de 1949 a 1954, na Universidade de Londres.

Apesar de internacionalmente conhecido como um dos mais importantes artistas da atualidade, há poucas oportunidades de ver as pinturas e gravuras de Lucian Freud no Grã-Bretanha. Em 1996, houve uma grande exibição de 27 obras e 13 gravuras na Abbot Hall Art Gallery em Kendal, cobrindo todo os períodos da obra de Freud. Isso foi notavelmente seguido por um grande retrospectivo na Tate Britain em 2002. Durante o período de maio de 2000 a dezembro de 2001, Freud pintou a rainha Isabel II do Reino Unido (Elizabeth II).


Imagem: Man with leg up (leigh)

As Visões...

Ele vestia calça branca, chinelas de couro e uma camisa xadrez verde. Os ombros logicamente apertados pra dentro das costas, a leve inclinação do corpo pra frente protegendo o ventre e o plexo... ele não muda, nem em dia de show, nem em dia de calor... fumava um cigarro escondido, sorria com um vibrato natural e bebia (ele sempre bebe, ele não muda)observando os chegados em mesas esplhadas pelo salão. Ele subiu ao palco, prendeu a língua nos lábios, a língua entrou, a boca apertou-se e covas fundas se formaram pelo lado do menino. Ele sorriu, e começou a cantar...

Eu ví muitas coisas alí, predestinação, sonho, vontade, desejo, afinco, erro, gente, ví surgir por detrás do menino a figura do velho que sempre cantava assim... sentadinho, segurando o microfone, sorrindo de perfil e se balançando embalado pela proteção de mãe e pai, diferentes do dele, logico, o dele era xango sentado, de tão forte, tão sentado... o desse menino é mãe fluida e pai guerreiro, mas que também sabem embalar o menino, te embalar no canto da sereia...

vou lembrar que eu vou, espero que não fique só...

eu ví e era lindo.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Aleta Valente



ay caralho aleta... vou comer voce da próxima vez que te aproximares...

voce deveria casar-se com zéfiro... ai sim ia chover a bendita porra do céu que a gente espera desde que o mundo é mundo... porque o mundo tá mudo... esperando por a língua pra fora pra chupar até o último rabinho do último girino que vai fecundar essas cabeças que já mestruaram faz tempo...

amo voce, minha cara!

Do que gosto - Parte VIII - Porque 8 tá indo já...

no 9 eu quero

o vento-ventura-aventura do vento de oya no meu ventilador abafado

a foto de sorriso de verdade falseada pra parecer não ser de minhas mãos e um sentimento de lindeza narcísica invadindo a alma

as unhas pintadas de vermelho disfarçando a modéstia escondida do sentir novo de ser mulher inteira

as piscadelas no meio da rua pros passantes que só conhecerão esse doce ser se correrem atras dele

os entendimentos dos livros novos

o deixar-se acreditar

os contratos.

comigo

com meu quarto

com meu mudo

com meu surdo

com meu cego

com meu mundo

com as novas palavras-faladas

com meu mar

com minhas vistas